Orientações
1. SEGURANÇA
Todo avetureiro / trilheiro deverá ter como foco mandatório a segurança dos participantes do grupo no qual está participando. A observação de qualquer ato inseguro deverá ser reportada de imediato para o orientador / guia do grupo com a parada da atividade em andamento e total atenção ao fato motivador de insegurança.
2. FAUNA E FLORA
O aventureiro / trilheiro Deve-se evitar molestar os animais silvestres encontrados pelo caminho e não retirar plantas do ecossistema por onde o grupo passar. Em face da presença de insetos, mosquitos e pernilongos, cada aventureiro/trilheiro deve utilizar repelente de forma individualizada. Preocupar-se primeiramente com as crianças sob sua responsabilidade.
3. LIXO
De acordo com as leis ambientais, é terminantemente proibido descartar na natureza todo ou parte de qualquer material inorgânico (itens de plástico, papel, vidro, latas, est.) conduzido pelo aventureiro / trilheiro. O lixo individual deverá ser retirado da região de trilha e descartado em lugares apropriados.
Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas antes e durante a realização de atividades físicas intensas, o que poderá potencializar uma desidratação do aventureiro / trilheiro que fez uso deste tipo de bebidas, podendo causar náuseas, vômitos, mau estar e desmaio causados por queda de pressão arterial.