Sugestões
1. VESTIMENTA
O aventureiro/trilheiro deve utilizar sempre roupas leves, do tipo camisas de mangas longas de preferência, bermuda longa ou bermuda térmica ou calças do tipo "legs" ou compridas para as trilhas de aventura. Tenha em mãos um chapéu, boné ou viseira. Utilize sempre meias de cano médio ou longo. Evite roupas pesadas (do tipo jeans ou moletons), bem como, utilizar meias de cano curto. Tenha em mente da importância do calçado para praticar a atividade com conforto e segurança, sugere-se o uso de botas para trilhas ou tênis com travas. Evite sapatos de couro, tênis de solado liso ou sandálias abertas. Nunca faça trilhas descalços.
2. HIDRATAÇÃO
Antes da realização de uma trilha de aventura, todo aventureiro / trilheiro deverá beber bastante água ou sucos naturais. Durante os deslocamentos, cada aventureiro / trilheiro deverá transportar a sua hidratação pessoal de um litro de água potável, de preferência portando mochila de hidratação para manter as mão livres durante a caminhada. Beber isotônico e/ou água de coco é aconselhável nesta fase. Evite água com gás, bebidas do tipo suco "detox", bebidas cafeínadas (energéticos) e refrigerantes. Dê sempre preferência a ingestão de água potável (natural e sem gás).
3. ALIMENTAÇÃO
De forma individualizada, cada aventureiro/trilheiro deverá alimentar-se normalmente pelo menos uma hora antes de iniciada a trilha. Coma frutas e alimentos energéticos naturais (fibras, carboidratos e proteínas). Os aventureiros/trilheiros vegetarianos ou veganos deverão consumir alimentos adequados e, se necessário, levar uma porção para a trilha de aventura. Barras de cereal, barras de proteína e gel energéticos são indispensáveis na mochila do trilheiro. Neste dia, não é recomendável se fazer dietas ou jejuns. O gasto calórico será intenso. Sem energia não se faz trilha de aventura. Alimente-se.
4. SAÚDE
Fazer trilha de aventura renova as forças e recarrega as energias. No entanto, é necessário observar aspectos de nossa saúde, principalmente no que se refere à nossa higidez (corpo e mente). Verifique sempre se a trilha de aventura é compatível com o seu condicionamento físico. Caso o aventureiro / trilheiro esteja fazendo uso de medicação específica ou tenha alguma restrição de saúde, informe sua restrição ao orientador / guia e aos colaboradores antes de iniciada a caminhada. Desligue-se de seus problemas rotineiros e ligue-se no que mais belo tem quando em contato com a natureza e com novos amigos. "Mens sana in corpore sano" ("uma mente sã num corpo são") e vamos trilhar com saúde e muita diversão.
5. CRIANÇAS
O aventureiro / trilheiro deverá evitar conduzir crianças menores 8 anos na etapa da trilha de aventura. Caso haja uma criança participante, o responsável deverá prepará-la com uma vestimenta apropriada, protetor solar e repelentes adequados para a idade e, durante a caminhada, orientá-la a não ficar isolada do grupo principalmente em cachoeiras, mirantes e lagos. Lembre-se estamos em ambiente de mata com grande probabilidade de ser picado por mosquitos, carrapatos e insetos que podem causar transtornos para uma criança caso seja picada.
6. PREVISÃO DO TEMPO
Sempre tenha em mente como estará a previsão do tempo no dia do evento. Observe as temperaturas máxima e minima do dia. Em dias ensolarados, proteja-se dos raios solares diretos e verifique os índices UV do dia. visto isso, é aconselhável fazer uso de protetor solar adequado e roupas com fator de proteção UV. A utilização de óculos de sol é recomendado. Evite usar óculos de lente amarelada. Por outro lado, observe se há previsão de chuva e decida-se em abortar o passeio ou de se molhar na trilha. Tenha sempre em mente a segurança. O aventureiro / trilheiro deverá observar o uso de protetor solar em caso de dias nublados e vestimentas adequadas para dias frios e chuvosos.